O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) promoveu mais uma edição do “Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”, que foi destinada à cidade de Santa Helena, oportunidade em apresentações musicais, cirandas de rodas, literatura de cordel e musicas com talentos artísticos e culturais daquele município.
“Noite de Santa Helena” foi o tema da terceira edição que aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas. O TCE-PB traz a cultura dos municípios da Paraíba para João Pessoa.
O “Programa Raízes Paraibanas” que conta com o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais, tem como objetivo ressaltar as tradições e a cultura dos municípios paraibanos, conforme explicou o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, que foi o idealizador do programa, que passará a fazer parte do cronograma de atividades do Centro Cultural Ariano Suassuna.
O Programa que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades. O cerimonial poético será conduzido pelo poeta Marconi Araújo.
O município de Santa Helena está localizado no extremo Oeste da Paraíba com uma população de aproximadamente 5.865 habitantes conforme o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2022. Limita-se ao Norte com a cidade de Triunfo, Sul com Bom Jesus e Cajazeiras, Leste com São João do Rio do Peixe e Oeste com o Baixio e Umarí no Estado do Ceará.